"DA CLASSE AO MERCADO"

Parceria com a UNESP
 

O Exército Brasileiro e a Universidade Estadual Paulista (UNESP) firmaram parceria para o incremento de uma atividade docente em comunicação. No dia 20 de agosto de 2015, em Bauru (SP), as instituições formalizaram o protocolo de intenções de lançamento do projeto “Da Classe ao Mercado”.

O projeto representa uma inovação docente desafiadora para os estudantes de Comunicação da UNESP em ligação com a Universidade de Sevilha (Espanha). A iniciativa defende que é possível agregar valor ao desempenho profissional a partir das vivências práticas diante de um cliente real. Os universitários, organizados em agências multidisciplinares, elaboraram campanhas de comunicação para empresas e instituições parceiras. As ações integraram um processo teórico e prático, promovendo a aproximação com a realidade profissional.

 

Por sua capilaridade e sua representatividade em todo o território nacional, o Exército forneceu o suporte necessário ao desenvolvimento das atividades de pesquisa, que ocorreram de agosto de 2015 a janeiro 2016, com a participação do Departamento de Educação e Cultura do Exército, de Organizações Militares do Comando Militar do Sudeste e do Centro de Comunicação Social do Exército.

A 2ª edição do Programa “Da Classe ao Mercado” teve seu encerramento no dia 28 de janeiro de 2015, na Universidade Estadual Paulista (UNESP), unidade Bauru, quando um júri escolheu, dentre os sete trabalhos apresentados, a melhor campanha de comunicação para ingresso nas escolas militares.
 

 

As agências, formadas pelos alunos daquela instituição de ensino, concorreram ao prêmio de Agência mais Popular e foram avaliadas pela plateia, que pôde votar pelo aplicativo do evento; e ao prêmio de Melhor Agência, decidido por um júri misto, formado por docentes, profissionais de comunicação e autoridades militares.
 

Tanto na escolha popular quanto na dos jurados, a “Agência Pop-Up” foi a vencedora, conquistando ambos os títulos. O trabalho produzido pela agência vencedora está sendo utilizado pelo Exército Brasileiro nesta campanha.


 


Dando continuidade à parceria entre Exército Brasileiro e UNESP – Bauru, dentro do Programa “Da Classe ao Mercado”, os alunos da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação iniciaram, no dia 29 de março, uma série de visitas a instituições militares. A viagem é apenas mais uma etapa da parceria estabelecida.

O Exército Brasileiro agradece a participação da UNESP, dos seus alunos e, em especial, da agência vencedora “Pop-Up”, pelo excelente trabalho realizado, que serve hoje de modelo e inspiração para a campanha institucional de ingresso na Força em 2016.